Futsal: apostar no 1x1 ou na circulação de bola?






O esporte faz parte da vida do homem desde os primórdios da humanidade. A importância do jogo é fundamental para o indivíduo em vários aspectos: motores, tomadas de decisão, psicomotor, cognitivo e afetivo-social. Sabendo disso, o professor que transmite esse conhecimento aos alunos deve escolher um método de ensino que melhor se adapte ao público alvo.

Veja 100 atividades para ensino do Futsal

Além do modo de ensino, é importante o professor estar atento a forma de jogar dos alunos. Lendo textos, tenho notado que há uma dicotomia entre os treinos que enfatizam o enfrentamento no 1x1, drible e chute, e os que enfatizam a circulação de passe para se chegar a meta e não o enfrentamento.

As duas formas tem prós e contras. No duelo 1x1, prioriza-se a individualidade, as técnicas de drible e chute rápido. Já a circulação de bola incentiva as crianças a fazerem a bola circular e com isso a interação tática proposta é dada como META para a formação esportiva das crianças, no qual as mesmas estão na fase do EGOCENTRISMO (eu e a bola) e rumar para a cooperação (eu a bola e os colegas).

Então, abaixo tem dois exercícios, um para cada objetivo  para implantar nas suas aulas.

1. JOGO PARA PROVOCAR A CIRCULAÇÃO DA BOLA:
A bola começa com o goleiro que deve soltá-la para o jogador sobre a linha da área, o outro jogador posiciona-se na linha do tiro livre dos 10 mts e esse começa a marcar quando ao atacante receber a bola.

Para o atacante fazer o gol, deverá passar a bola pelo menos uma vez para os jogadores que estão fora da quadra (amarelo), por sua vez deve ficar nas condições de recebê-la (LINHA DE PASSE) até o centro da quadra. Se conseguir ganha o direito de fazer o gole não pode ser impedido mais pelo defensor; e se houver um erro de passe o jogo reinicia com o outro goleiro.
O DEFENSOR somente pode marcar na quadra de ataque e não pode "POR O PÉ NA BOLA"
Quando esta está dominada pelo atacante, mas pode interceptar passes. Se isso acontecer desde que não use o drible, pode finalizar ao gol, caso ao contrário é obrigado a passar a bola para seus colegas de equipe (NESSE JOGO NÃO PODE SE DRIBLAR).


2. JOGO PARA PROVOCAR ENFRENTAMENTO DO ADVERSÁRIO (DUELO)
A equipe de posse de bola que conseguir chutar em gol "ELIMINA" adversário e faz um ponto para sua equipe; então não precisa fazer o gol para eliminar o oponente, mas sim apenas acertar o gol.
Detalhes: nesse jogo não há escanteio! Se caso acontecer, a bola será reiniciada com o goleiro e quem marca tem de permitir o atacante receber a bola, mas, porém tem lateral e se caso acontecer, que cobra o lateral pode sair jogando sozinho.


"Portanto é importante incentivar esses dois comportamentos que o futsal propociona, pois assim aumentará o repertório de resolução de problemas dos jogadores que estão todos em fase de iniciação na modalidade."


Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Futsal: apostar no 1x1 ou na circulação de bola? Futsal: apostar no 1x1 ou na circulação de bola? Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 05:53 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.