Métodos de treinamento no Futsal




Danilo Campelo Training - Preparação física no Futsal | Facebook

Resumidamente, a aprendizagem trata da mudança de comportamentos. No âmbito das modalidades de esporte coletivo, como o futsal, isso provoca transformações tanto nos aspectos motores quanto nos cognitivos do desempenho. Além disso, o processo de aprendizado, baseado em treinamento, torna-se mais complexo em virtude da influência do feedback motor com a tomada de decisão.

Cada jogador pode reagir de modo diferente à aplicação de um exercício de treinamento. Por isso, o ideal é combinar os diversos métodos e optar por aquele que atenda às necessidades do atleta. Afinal, o método de ensino adequado é a trajetória mais rápida para se atingir objetivos e metas de qualquer modalidade esportiva.

Mas, afinal, qual o método que propicia uma excelente aprendizagem? Dentro dos métodos de ensino do futsal, é possível identificar algumas técnicas de treinamento muito utilizadas pelos treinadores. A seguir, conheça cada uma delas!
Método parcial

Representa o ensino do jogo de futsal em partes, por meio do desenvolvimento dos princípios e habilidades motoras que constituem o jogo por etapas para, no fim do aprendizado, agrupá-los no todo, isto é, em um único conjunto, que será o próprio jogo de futsal. 


Método global

O método global parte da complexidade e dinâmica do movimento e caracteriza-se pelo aprender jogando, ou seja, desenvolver e proporcionar o aprendizado do jogo por meio da própria prática. Ensinar uma habilidade apresentando-a desde o início, como forma de aprendizagem. A partir desse método é possível vivenciar diversas maneiras de jogar futsal, desde o primeiro contato com o esporte por parte do aprendiz.

 
Método misto

Permite a prática de atividades solos, como também a introdução ao jogo por meio de procedimentos diferentes do futsal, que são a base do método global, ou utiliza mais a aplicação isolada dos fundamentos, mediante exercícios que constituem o método parcial.
Método analítico

Caracteriza-se pela aprendizagem do jogo por meio das técnicas básicas e maneiras analíticas realizadas sem a presença do adversário, isto é, as técnicas são fragmentadas e o processo de ensino-aprendizado se desenvolve sequencialmente, do simples para o complexo, buscando atingir o método ideal.

Em suma, as habilidades são treinadas fora do cenário do jogo para que, posteriormente, possam ser transferidas para dentro das partidas. 


Método integrado

No método integrado, a capacidade cognitiva é a principal finalidade. O uso dessa metodologia permite que o atleta reconheça comportamentos táticos individuais, em equipe e coletivos, de ataque e defesa, com a situação de jogo, além de diferenciar casos estratégicos adequados e criar uma solução do exercício com o grupo, por meio da tomada de decisão. Esse método pode ser entendido como aquele capaz de unir o treinamento à realidade do jogo a partir de jogos educativos.

 Publicado em 23/06/17 e revisado em 15/07/22



Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas! Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Métodos de treinamento no Futsal Métodos de treinamento no Futsal Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 04:41 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.