Esses tipos de treinamento podem ser realizados separadamente ou mesclados em uma seção de treinamento, deve-se respeitar o período de preparação que se encontra a equipe, e durante a competição o "feeling" do preparador de goleiros é muito importante, além do acompanhamento estatístico, para direcionar o treinamento. Recomendo a aula em video de treinamento de goleiros no futsal para se ter variedade de exercicios.
Vamos aos aspectos importantes no treinamento de goleiros:
DESLOCAMENTOS: treinamento para membros inferiores, utilizando deslocamentos que os goleiros utilizam durante uma partida. Esses exercícios são de máxima importância porque servem de base para o restante da temporada, eles consistem dentro de suas variações em: deslocamento lateral, deslocamento para frente e deslocamento para trás.
BOLAS RASTEIRAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.
BOLAS MÉDIAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.
BOLAS ALTAS: treinamento de lateralidade, com exercícios variados podendo, dentro desses, variar tipos de bola e situações diferentes.
AGILIDADE: deslocar-se de um ponto ao outro o mais rápido possível utilizando fundamentos técnicos.
TEMPO DE REACÇÃO/VELOCIDADE DE REACÇÃO: capacidade de reagir na menor unidade de tempo possível a situações não previstas no desenvolvimento do jogo. Criar exercícios que exijam reacção rápida.
SAÍDAS: situações que o goleiro deixa o gol para executar uma defesa. Esse tipo de treinamento é dividido em: saída em bolas altas, com pegada e/ou socando a bola; e saída em baixo, que pode ser de joelhos, guarda baixa com os joelhos bem flexionados, guarda alta quase na posição em pé.
RECUPERAÇÃO: tipo de defesa muito usada pelos goleiros de futsal, este tipo de treinamento consiste em executar exercícios com mais de uma defesa, sempre variando o lado da defesa e o tipo de bola.
REPOSIÇÃO DE BOLA: com as mãos sendo: lançamento clássico, directo, de baixo para cima e bola rápida. Com os pés: passe e lançamento.
TREINO TÉCNICO: exercícios de todos os fundamentos, corrigindo posicionamento e movimento técnico.
BOLAS VARIDAS: treinamento variando bolas rasteiras, bolas médias, bolas altas.
RESISTÊNCIA DE VELOCIDADE: exercícios de alta intensidade, com variações de fundamentos, que variam entre 30 a 90 segundos por exercício.
VELOCIDADE: exercícios de alta intensidade, com variações de fundamentos, que variam de 0 a 10 segundos por exercício.
No início da preparação. comece com os treinamentos de deslocamento, introduzindo fundamentos como pegada alta e pegada baixa. Os treinamentos de resistência de velocidade e velocidade precisam acompanhar o estágio da preparação física para que se consiga bons resultados no desempenho dos goleiros, os outros podem ser adequados de acordo com as necessidades da preparação.
O TOP 100 FUTSAL é um guia online que traz 100 atividades para treino de goleiros e outros fundamentos no FUTSAL Clique aqui e conheça!
Manual Completo para Professor de Futsal
Você não pode perder:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes
Comente:
Aspectos importantes para o treinamento de goleiros no Futsal
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
07:43
Nota do Post:
Nenhum comentário: