Preparação Física no Futsal







A preparação física dos atletas é um dos pilares que determinam se um jogador terá ou não sucesso em sua carreira. A habilidade técnica e o entendimento tático também são importantes. Porém, se o atleta de futsal não tem capacidade física para realizar as tarefas que estão sendo propostas, os outros dois elementos provavelmente não serão executados com eficiência. 

Tanto em quadra, como em laboratório busca-se a melhor performance do atleta. Ou seja, tudo é feito para que o atleta execute uma tarefa com melhor desempenho e menor desgaste. Para isso, há diversos componentes para uma boa performance desportiva:

  • componente psicológico
  • biossocial
  • componente técnico
  • componente tático
  • componente físico

Todas têm seu grau de importância, mas a preparação física no futsal é fundamental, já que uma partida dura no mínimo noventa minutos e o condicionamento físico é a base para o desempenho das demais componentes. Além disso, ao longo do jogo utiliza-se diversas movimentações de lenta a alta intensidade. Isso requer um preparo físico excelente e bastante complexo já que os jogadores alternam momentos de potência e resistência.

O aquecimento faz parte da fase preparatória tanto da sessão de treino quanto da competição. Consiste em uma atividade física que solicita os grupos musculares envolvidos com a modalidade a ser praticada.

Torna-se importante na medida em que previne lesões, prepara o corpo para a atividade a ser executada e relaciona-se diretamente com o êxito da performance.

100 atividades de Futsal para treinamento

Durante os trabalhos musculares próprios do aquecimento, eleva-se gradativamente a troca de substâncias metabólicas, se fortalecem as reações de oxigenação, se tem uma melhor composição sanguínea e modifica-se o estado funcional dos sistemas cardiovascular, respiratório e outros.

Como consequência do aquecimento, o tempo de reação motora diminui e os exercícios passam a serem realizados com uma técnica mais aprimorada, melhorando também o nível de força, velocidade, agilidade, resistência etc.

Alguns estudos mostram que sem um bom aquecimento, o rendimento do atleta tanto no treino como num jogo de competição não chega ao seu melhor. Assim o atleta não consegue desempenhar todo seu grau de performance.

Antes de prescrever os exercícios deve haver uma triagem das capacidades e habilidades motoras que estão diretamente relacionadas ao desempenho da modalidade.

No caso do futsal, deve objetivar as capacidades motoras como força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade. Além disso, deve-se atentar para as habilidades motoras de precisão do movimento, organização do movimento e previsibilidade do ambiente.

No tocante aos exercícios a musculação (exercícios resistidos) encaixa-se muito bem na preparação física de qualquer modalidade esportiva.  A variabilidade dos exercícios pode direcioná-la para: aumento da força, potência, resistência de força ou hipertrofia muscular.

Outra atividade que se encaixa perfeitamente na preparação física do futsal é o treinamento funcional com exercícios em circuito (pode optar por um tipo de circuito- em percurso ou em estações). Dessa forma podem-se proporcionar múltiplas atividades, evocar diferentes níveis de complexidade e dificuldade, estimular tarefas individuais ou e pequenos grupos, já que o esporte é coletivo.

Para esse tipo de treinamento podemos dispor de diversos acessórios como:

  • Mini Cones de Agilidade: para treinamento de aceleração, desaceleração; mudanças de direção; precisão de tempo e controle do corpo.
  • Escada de agilidade: para treinamento de agilidade e coordenação. Melhora a aceleração e a velocidade lateral, ao mesmo tempo em que aprimora o controle, o balanço e o equilíbrio corporal.
  • Barreira de salto: para treinamento pliométrico. Através de saltos se busca melhor rendimento, velocidade e explosão muscular.
  • Paraquedas de corrida: especificamente utilizado para treinamento de aceleração e ganho da durabilidade da velocidade máxima final.
  • Abdominal com rolo: variação de treinamento abdominal. Exige controle e coordenação.
  • Corda Naval: se utiliza movimentos ondulatórios da corda. O trabalho principal é nos membros superiores, mas a região do core e as pernas se contraem para buscar o equilíbrio.


Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Preparação Física no Futsal Preparação Física no Futsal Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 04:34 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.