Jogar futsal não é apenas chutar uma bola e marcar um gol. Existem valências físicas para serem desenvolvidas com os jogadores, dentre elas destacam-se a velocidade e agilidade de cada atleta.
Obviamente, na literatura, há várias definicções de velocidade que podem ser encaixadas dentro do Futsal ou de qualquer esporte.
Mas acredito que a velocidade é mais complexa do que simplesmente correr o mais rápido possível; inclui, também, força muscular para correr, tiros curtos, movimentos rápidos em todas as direções, habilidade de reagir e tempo de reação, e capacidade de parar rapidamente.
A literatura fala na classificação das formas com que a velocidade se apresenta no futebol como um todo:
Velocidade de percepção - por meio dos sentidos (visão, olfato, audição) perceber rapidamente as informações importantes para o jogo;
Velocidade de decisão – decidir, no menor tempo possível, por uma ação efetiva entre várias possibilidades;
Velocidade de movimento sem bola – realizar movimentos cíclicos e acíclicos em alta velocidade, entre outros fatores;
Velocidade de ação com a bola – realizar ações com a bola em alta velocidade.
Não podemos negar que a velocidade é uma capacidade inata do ser humano e que grande parte da capacidade de velocidade é determinada geneticamente. Quanto maior for a proporção de fibras de contração rápida em relação às fibras de contração lenta, maior será a capacidade de contração rápida e explosiva do organismo. Entretanto, apesar da relação da velocidade com a genética, ela não é um fator limitante, pois os atletas podem melhorar sua capacidade com o treinamento.
Quando se pensa em treino de futsal para jovens, deve-se ter sempre presente que isto pode ser considerado um dos melhores laboratórios para o processo de ensino/aprendizagem. Sendo assim, não é necessária uma grande quantidade de materiais; basta ter à disposição algumas bolas de futsal e alguns cones sinalizadores para atingir objetivos elevados.
Porém, para o professor de Futsal, é fundamental ter em mente que se esses 4 tipos de velocidade forem treinados, a chance de boa performance dos alunos aumenta muito.
Está na hora do professor dominar o Futsal e não ter mais medo de ensinar essa modalidade para qualquer idade, seja na escola, seja em escolinhas. Material espetacular! Clique aqui para saber mais!
Manual Completo para Professor de Futsal
Você não pode perder:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes
Comente:
4 tipos de velocidades presentes no Futsal
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
05:50
Nota do Post:
Nenhum comentário: