10 dicas para ser um bom treinador de futsal




http://pt.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/General/01/58/47/08/1584708_w21.jpg

Não há uma receita mágica para ser um bom treinador de Futsal. Porém, há alguns aspectos que, se levados em consideração, pode facilitar o caminho para se fazer bons trabalhos.

Vamos dar algumas dicas para facilitar esse caminho.

1) Escolha um bom professor

Nessa opção, escolher bem quem vai te ensinar é parte fundamental do processo. O aumento da rede de contatos é muito importante, principalmente se eles forem de qualidade, com experiência e disponibilidade para ensinar. Aconselho a procurarem um tutor, e quando encontrarem um, para não o deixarem fugir. A probabilidade de encontrar um bom tutor com personalidade, ideias e filosofias diferentes da nossa é muito elevada. No entanto, sempre podemos extrair o melhor dos seus ensinamentos para adicionar à nossa forma de ver e pensar o Futsal, de tal jeito que um tutor que seja diferente de nós acaba por ser um tutor mais importante que um igual a nós.

2 - Goste de aprender

Por vezes, o caminho é longo e traiçoeiro, então se divertir enquanto trabalha pode ser fundamental ara superar os momentos mais dificeis. 

3 - Observem pontos de vistas diferentes

Cada um de nós tem a nossa forma de pensar, ser e estar na vida. Observando pontos de vistas diferentes, conversando com outras pessoas, principalmente com   mais experientes, o nosso ponto de vista vai mudar imenso, assim como encontramos novos paradigmas para o tipo de Futsal que idealizamos. Os nossos colegas de trabalho estão sempre em constante evolução. Então, porque não conversar com eles e aprender aquilo que eles aprenderam?

4 - Desenvolva a sua capacidade mental

Devemos compreender que ser treinador não é só vencer títulos ou liderar uma equipa nos treinos. Vai sempre haver momentos onde o treinador passa por momentos de frustração, onde é muito fácil ocorrer quebras de motivação. Qualquer treinador aprendiz ou aspirante a treinador deve estar consciente que pode ocorrer esses momentos que, sendo o treinador um líder de grupo, acaba por transmitir essa ideia ao grupo. Isso é muito perigoso e é melhor começar a treinar a capacidade mental imediatamente.

5 - Seja persistente e humilde

É muito complicado aceitar quando perdemos, pois ninguém gosta de perder na vida. Eu não gosto de falhar e tenho a certeza que vocês também não. Contudo, é necessário ser humilde o suficiente para aceitar cada derrota, assim como ser persistente para seguir em frente após cada derrota, sem nunca desistir. A pior coisa que podemos fazer no nosso caminho é parar ou abrandar a nossa marcha.

6 - Elimine os pensamentos negativos

Reserve alguns minutos do seu tempo para pensar e recorde os seus colegas, familiares e amigos. Aposto que muitos deles estão contra a sua ideia de ser treinador, seja porque não o querem ver afastado do pé deles, seja porque não percebem nada de futebol, seja porque não se querem sentir inferiores ou por outra razão qualquer. Não leve em conta essas críticas e concentre a sua mente nos seus objetivos.

7 - Desenvolva o seu modelo de jogo

Para os treinadores novatos, não há melhor exercício do que desenvolver um modelo de jogo. Sem medo de saber pouco, o importante é escrever as primeiras linhas do vosso modelo de jogo. Ao longo do tempo, até podem fazer desse modelo de jogo, um projeto para evoluir constantemente no Futsal.

8 - Trabalhe para si, não para os outros

Alguma vez ouviram falar na corrida de ratos? Existem bilhões de pessoas presas a esta corrida cujo propósito na vida é agradar a outros e não a si mesmos. Isto quer dizer que o objetivo dessas pessoas é lutar para que outras pessoas gostem delas. Faça ao contrário e ofereça condições para as pessoas gostarem de si em vez de tentar agradar aos outros. e faça isso construindo bases na sua vida.

9 - Quando concluir um objetivo, arranje outro mais complicado

Quando deixamos de aprender e de atualizar o nosso conhecimento ou paramos de ultrapassar barreiras, alguém vai continuar o seu caminho e você será deixado para trás. Não permita que isso aconteça. Sempre que escolher um objetivo e alcançar esse objetivo, procure um novo desafio. Isso impedirá você de ficar parado no tempo, como o ajudará a continuar a crescer na vida e a aprender.

10 - Tenha iniciativa

Não basta querer ser treinador de Futsal, pois ninguém estará apto para ajudar quem não tem vontade para fazer seja o que for. É necessário querer ser treinador e fazer as coisas para querer ser treinador, como estudar organização tática, treino e psicologia. Querer ser treinador de Futsal, mostrar querer ser treinador de Futsal e tentar ser treinador de Futsal é a única forma que alguém nos tentar ajudar para que realmente um dia sejamos treinadores.

Publicado em 04/16 e revisado em 20/02/19


Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

10 dicas para ser um bom treinador de futsal 10 dicas para ser um bom treinador de futsal Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 06:29 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.