Tipos de Marcação no Futsal






O futsal é uma modalidade que se caracteriza pela realização de esforços de alta intensidade e curta duração, intercalados com períodos de menor intensidade e duração variada.

Para uma equipe ter sucesso num jogo de Futsal, é preciso que a marcação esteja bem ajustada. E é disso que falaremos nesse post. Como é feita a marcação no Futsal? Quais são os tipos de marcação que existe?


A marcação é realizada de forma individual pela aproximação do adversário, objetivando roubar-lhe a bola, impedir seu recebimento ou impedir sua ação. É de fundamental importância para um bom resultado final em uma partida.

Ela ocorre em dois casos distintos: quando o adversário que está com a bola e quando os adversários que estão sem ela. Tem autor que diz que marcar o adversário é evitar sua progressão quando este está com a posse de bola, ou quando este está sem a posse de bola, marcação significa não deixar que este receba em condições dar sequência na jogada.

Ela é dividida em marcação individual, por zona ou mista.

Na marcação individual cada jogador de defesa tem sob sua responsabilidade um adversário pré-determinado, a quem caberá marcar, controlar e anular, impedindo-o de jogar, quando o time adversário tenha a bola. Neste tipo de marcação o fator mais importante é o jogador adversário a ser marcado.

A marcação por zonas ou por setores é realizada considerando as faixas da quadra: defesa, meio-campo e ataque. Dividindo a quadra em zonas, atribui-se a cada jogador um espaço, de acordo com suas características e as da função a ser desempenhada, mas os limites das zonas não são estanques, cabendo aos responsáveis por cada zona o cuidado também com as demais zonas.

A marcação mista consiste na soma das duas anteriores, segundo a qual parte da equipe joga marcando por zona, e outra, marcando individualmente, sobre um ou mais adversários. Geralmente utilizada para anular os grandes destaques individuais da equipe adversária.

Marcação Losango ou 3×1 no Futsal

O sistema defensivo 3×1 ou losango é a marcação utilizada contra equipas que utilizam o sistema tático 3×1 ou 3×2. Os alas devem fazer o "balanço" ou o "vai e vem" como os laterais do futebol de campo, o pivô deve fechar o meio impedindo que a bola seja lançada ao pivô adversário. Se isto acontecer ele deve voltar a fazer "sanduíche" no adversário, dobrando a marcação juntamente com o fixo do seu conjunto. O fixo, além de estar preocupado com o pivô adversário, precisa estar atento à cobertura dos outros jogadores, pois ele é o último homem de defesa.

Marcação 2×2 ou Quadrado no Futsal

O sistema defensivo 2×2 ou Quadrado é utilizado contra equipas que jogam no sistema tático 2×2 ou 4×0. Dois jogadores ficam posicionados mais à frente e mantém suas posições, só encostam nos adversários que "adentram" sua zona. Já os dois jogadores mais recuados vão fazer a marcação dos dois jogadores mais avançados da equipe adversária.

Capriche na marcação no Futsal. É um grande trunfo até para chegar ao gol mais rápido. O contra ataque no Futsal é quase mortal para se fazer um gol.

Se você é professor de FUTSAL, conheça o Top 100 de Atividades de Futsal. Sao 100 atividades + bônus para aplicação imediata em suas aulas. Clique aqui.



Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Tipos de Marcação no Futsal Tipos de Marcação no Futsal Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 08:36 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.