Principais características do goleiro de Futsal







O futsal é um esporte coletivo, jogado basicamente com os pés e praticado com cinco jogadores em cada equipe, sendo quatro atletas de linha e um goleiro. O objetivo do jogo é marcar o maior número de gols, caracterizando, desse modo, a vitória de uma das equipes.

O goleiro é um jogador exclusivo na modalidade de futsal, pois ele é o único que pode encostar-se à bola com qualquer parte do corpo, uma vantagem por ser último jogador a defender o seu time.  Para entender o que é importante na Preparação dos Goleiros no Futsal, faz-se necessário entender as características físicas e técnicas desse esporte.

A habilidade técnica dos jogadores de Futsal é influenciada por diferentes fatores, onde se destacam o tamanho da bola, bem como o tamanho reduzido da quadra, fazendo com que os jogadores estejam sob constante pressão rival, ocorrendo assim, alternância de posse da bola. Isso faz com que o jogo seja de alta intensidade, exigindo dos jogadores uma alta capacidade para as tomadas de decisões, de forma a que necessitem mover-se com mais precisão e de forma mais rápida para manter ou pegar a bola, tornando assim, a capacidade de fazer mudanças de direção (agilidade) fundamental nesse esporte.

Com esse entendimento,  o goleiro de futsal deve ter características físicas, motoras, psicológicas e técnicas diferentes dos demais companheiros, merecendo uma atenção especial. Os principais fundamentos técnicos do Goleiro de Futsal são: Pegadas, Posicionamento, Queda, Lançamento, Saída de Gol, Defesa com o Pé e o próprio Goleiro Linha.

Assim sendo, a posição do Goleiro no Futsal parece ser de grande particularidade, pois além de requerer treinamento para capacidades específicas de um Goleiro (Agilidade, Força, Tempo de Reação, etc.), ainda demonstra a necessidade de trabalhar outras capacidades/habilidades (Domínio, Passe, Chute à Gol, etc.) que poderão ser requeridas em algum momento da partida, de acordo com a necessidade da equipe e a estratégia utilizada pelo treinador.

Através da AMAX Futsal, o professor Guaíba está trazendo "Curso Preparação Específica de Goleiros de Futsal - Teoria e Prática - Prof. Guaíba" para preparação específica de goleiros!! Neste curso você vai receber 5 módulos, contendo vídeo-aulas e mais de 120 exercícios!!! Clique aqui e saiba mais!


Manual Completo para Professor de Futsal

Você não pode perder:

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .

Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes




Comente:

Principais características do goleiro de Futsal Principais características do goleiro de Futsal Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 07:18 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.