Os principais tipos de Chute no Futsal são:
Chute "Colocado" no Futsal
O Chute "Colocado no Futsal é um tipo de chute que tem muita precisão, porém, tem pouca força. O Chute "Colocado" é feito batendo com a parte lateral interna do pé, e é utilizado para chute de curta distância da meta adversária.
Chute de "Peito de Pé" no Futsal
O Chute de "Peito de Pé" é um chute que tem muita força, porém, não tem muita precisão. É feito batendo na bola com a parte de cima do pé (chamada de "peito de pé) e utilizado para chutes de média e longa distância da meta adversária.
Chute "Chapado" no Futsal
O Chute "Chapado" no Futsal é um chute que une força e precisão. É uma mistura do chute colocado com o chute de peito do pé. É feito batendo na bola com o ponto médio entre o "peito do pé" e a parte lateral interna do pé.
O Chute chapado une a precisão do chute "colocado" com a força do chute de "peito de pé".
Chute de "Bico" no Futsal
1) Repita, repita e repita
Mesmo que você não saiba nada de treinamento como melhorar o chute no futebol, se chutar a gol muitas vezes sentirá uma evolução em termos de força e precisão. Com o tempo, passa a ser mais fácil e intuitivo direcionar a bola justamente onde você quer. Aqui é normal pensar: então é só chutar! Sim!
Mas para chutar melhor, é preciso repetição e chutar várias vezes seguidas. Em todos os treinos esportivos, não apenas no futebol, o princípio da continuidade é básico. Porém, existem ainda algumas técnicas que podem fazer a diferença e por isso, continue lendo e veja as outras dicas.
2) Mude os estímulos
Outra orientação é variar/mudar os estímulos. Manter a cabeça acima da bola resulta em um chute mais forte. Afaste-se três a quatro passos, caminhe em direção a bola e treine um chute de cobertura. Chute com a direita e depois com a esquerda. Tente acertar todos os quatro cantos do gol. Essa alternância de estímulo é fundamental para o seu sistema nervoso e os seus músculos adaptarem-se. E caso você não acerte com frequência, não se desespere. Mantenha o foco e não deixe que qualquer coisa ou pessoa atrapalhe o seu treino. Seja paciente e tente controlar as suas frustrações.
3) Acrescente especificidade
Depois de treinar bastante alguns princípios básicos, é muito importante acrescentar elementos que aproximem a atividade ao máximo do que seria um jogo. Coloque marcadores, treine com os amigos como receber a bola em movimento e etc…
Ou seja, simule situações parecidas com as encontradas em uma partida real. Além de treinar o controle da bola em movimento, isso vai te ajudar a desenvolver seus instintos em uma situação prática além de auxiliar na tomada de decisão no calor do momento.
4) Intensidade versus volume
O chute é fortemente prejudicado com o desgaste físico e quando estamos cansados é normal não posicionarmos muito bem. Você demora para chegar no lance, o pensamento fica mais lento e falta força para o chute. Por isso, é importante ficar constantemente atento à intensidade versus volume. O que significa isso? Basicamente que seu treino estava intenso demais.
Os resultados podem ser lesões, desgaste excessivo da musculatura e das articulações ou até um "overtraining", dependendo da atividade. Por isso, atenção!
Você pode melhorar seu chute seguindo essas regrinhas. Pratique, aumente seus estímulos e aprimore a sua técnica. Sua evolução pode não ser extremamente rápida, mas você sentirá diferenças com o tempo. E lembre-se que você pode sempre contar com a ajuda do app do Joga.
Até a próxima!
Manual Completo para Professor de Futsal
Você não pode perder:
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!Guia completo GRÁTIS: Esporte Educacional: Desenvolvendo o Potencial dos Estudantes .
Seja afiliado e ganhe uma renda extra
200 exercícios em VÌDEOS de FUTSAL
Grupos de Whatsapp sobre vários Esportes
Nenhum comentário: